O que significa a internet 5G para o Brasil?

Compartilhe nas redes!

Se em alguns anos tudo poderá ser controlado à distância, ou ainda, por voz, a inovação inspira muito mais cuidado com a segurança das redes.

Desde o último dia 6 de julho, a internet 5G está disponível em solo nacional.

Brasília, que por muitas décadas representou a cidade dos novos idos, foi escolhida para estrear esta que é a mais moderna conexão de internet, podendo ser até 100 vezes mais veloz do que a habitual.

Para termos ideia do tamanho do avanço, um filme que levaria cerca de 35 minutos para ser baixado na conexão 4G não demorará mais que 21 segundos se descarregado com conexão em 5G.

Em outras palavras, estamos a reduzir a latência, que significa o tempo gasto entre o comando e a resposta.

Aquele círculo que transmite a ideia de que o conteúdo está sendo carregado está com os dias (ou segundos) contados. Vantagens em tempos de transformação digital no mundo corporativo poderão ser percebidas especialmente na qualidade das videochamadas e na exibição de conteúdos, como cursos, palestras e workshops.

Outro impacto positivo poderá rapidamente ocorrer no mercado da Internet das Coisas. Nossos assistentes, como a Alexa, já atendem a comandos de voz com extrema precisão.

Agora, imagine um único comando de voz reduzir a iluminação da casa, trancar as portas e ligar o aquecedor.

Da geladeira que poderá informar que o leite está quase no fim e ela mesmo encomendá-lo no supermercado, até as janelas do quarto que poderão ser fechadas ao menor sinal de chuva, tudo poderá ser automatizado. Tudo mesmo!

Outros setores que podem vivenciar rapidamente a revolução da 5ª geração da internet são a telemedicina e o agronegócio. Médicos poderão fazer consultas online com muito mais qualidade, bem como procedimentos especializados, como endoscopias e ultrassonografias, além de realizar cirurgias complexas com extrema conectividade, velocidade e estabilidade.

Já o agronegócio poderá beneficiar-se do 5G e, consequentemente, aumentar a disponibilidade de alimentos. Imagine que uma plantação de tomates poderá, sem intervenção humana, ter iniciada sua colheita a depender dos sinais de maturidade. Satélites, drones e colheitadeiras conseguirão estar conectados e comunicar-se entre si.

Porém, se o mar é azul, a navegação deve considerar as muitas correntes e, mais uma vez, os riscos podem estar à altura das oportunidades.

Se em alguns anos tudo poderá ser controlado à distância, ou ainda, por voz, a inovação inspira muito mais cuidado com a segurança das redes. Bandidos virtuais poderão invadir sua casa sem que para isso precisem ir até ela, já que uma conexão sem segurança significará uma residência sem fechaduras.

Estamos a falar de obrigatória revisão do uso de algoritmos e de criptografia. No Brasil, ainda se trata estas questões com determinada irresponsabilidade, e todos os dias dados pessoais vazam numa escala aparentemente incontrolável, com especial preocupação para aqueles que estão em posse dos poderes públicos.

Não estaremos a falar de informações pessoais sensíveis sendo vendidas na internet, mas de hábitos de consumo e comportamento de famílias inteiras à disposição de estelionatários, assaltantes e sequestradores.

A notícia da chegada da internet 5G é ótima.

Mas é preciso manter os olhos bem abertos sobre o comportamento de quem, por lei, tem a obrigação de nos proteger.

 

Fonte: Estadão

 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Business G46c89b77e 640 - Silva Pinto Assessoria Contábil

O regime do nanoempreendedor e seu necessário aprimoramento

‘Há necessidade de nova legislação que garanta a essa figura jurídica a aplicação das mesmas regras protetivas que estão na Lei Geral das MPE, especialmente aquelas relativas ao MEI’.   A lei complementar que concretizou a primeira etapa da regulamentação

Mei - Silva Pinto Assessoria Contábil

MEI vai precisar declarar o Imposto de Renda 2025?

O Microempreendedor Individual (MEI) muitas vezes fica com dúvidas com relação às suas obrigações. Dentre elas, uma dúvida muito comum que acontece no começo do ano é se o MEI estará obrigado a declarar o Imposto de Renda. Essa é uma dúvida muito

Ia Generativa 1170x780.jpg.optimal - Silva Pinto Assessoria Contábil

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SERÁ USADA PELO CARF PARA ACELERAR JULGAMENTOS

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) adotará a inteligência artificial para tornar a tramitação de processos mais ágil. A nova ferramenta, chamada Inteligência Artificial em Processos Administrativos (IARA), começará a operar em 2025, funcionando como um assistente virtual para

Mei Veja Como Contestar Termo De Exclusao - Silva Pinto Assessoria Contábil

3° lote do Imposto de Renda poderá ser consultado no dia 22

O contribuinte que ainda não recebeu sua restituição do IR deve ficar nos próximos dias. A Receita Federal deve abrir nesta sexta-feira (22) a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2022. Se o contribuinte for contemplado

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Entender sobre tecnologia, dados, ser criativo e ter inteligência emocional…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top