EnglishPortuguese
EnglishPortuguese

Receita Federal encontra inconsistências em declarações de IRPJ/CSLL em operação de Malha Fiscal da Pessoa Jurídica

Compartilhe nas redes!

A Receita Federal iniciou mais uma operação de Insuficiência de Declaração do Imposto Sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) – Lucro Presumido do ano-calendário 2018 – com o encaminhamento de comunicações a 16.135 contribuintes de todo o Brasil.

O total de indício de insuficiência verificado nesta fase da operação, apenas para o ano-calendário de 2018, é de aproximadamente R$ 2,5 bilhões, para todo o país.

A operação faz parte do trabalho de Malha Fiscal da Pessoa Jurídica, que realiza análise de dados e cruzamento de informações prestadas pela própria pessoa jurídica e por terceiros, objetivando a regularização espontânea das divergências identificadas.

A partir do cruzamento de informações, foi identificada insuficiência de declaração e recolhimento no ano-calendário 2018 e enviados avisos de autorregularização por via postal e por meio de mensagem na caixa postal no e-CAC (centro de atendimento virtual) da Receita Federal com prazo até 13/12/2021, após o qual será realizada nova verificação nas declarações.

Na etapa seguinte, os contribuintes que não se regularizarem, estarão sujeitos ao lançamento de ofício.

No site da Receita Federal, está disponível o detalhamento dos valores devidos em milhões apurados nesta operação por Unidade da Federação. Também é possível visualizar um modelo de aviso encaminhado aos contribuintes pelos Correios.

Houve necessidade de inclusão desses demonstrativos em mensagens diferentes devido a limitações de quantidade de informações que podem ser incluídas nas mensagens enviadas por meio do sistema Caixa Postal RFB.

Fonte: Receita Federal

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Novo Rg - Silva Pinto Assessoria Contábil

Novo RG passa a valer em todo país

Novo RG passa a valer em todo país, veja quando trocar e como tirar o seu O novo RG digital já está valendo e já pode ser emitido por todos os estados do país aos cidadãos Os brasileiros de todos

Irpf2022 - Silva Pinto Assessoria Contábil

Imposto de Renda: Saiba quem deve declarar em 2022

O prazo para declaração do imposto de renda começa na próxima segunda-feira (07). Esteja por dentro das regras. Conforme o publicado no Diário Oficial da União, contribuintes devem entregar a declaração do Imposto de Renda 2022, entre a próxima segunda-feira,

Confaz - Silva Pinto Assessoria Contábil

Portal Nacional do DIFAL é criado

Portal Nacional do DIFAL é criado O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) criou, através do convênio N° 235, o Portal Nacional DIFAL, que conterá orientações para apuração e recolhimento da diferença entre as alíquotas interna da unidade federada de

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Em um momento que ainda requer cuidados devido à pandemia…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top