Governo eleva benefício do Reintegra para pequenos exportadores até 2026

Oip (4) - Silva Pinto Assessoria Contábil

Compartilhe nas redes!

O governo federal publicou decreto, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça (29), que aumenta para 3% a alíquota do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra) exclusivamente para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte.

De acordo com o governo, a nova alíquota será válida entre 1º de agosto de 2025 e 31 de dezembro de 2026, e tem como objetivo fortalecer a competitividade dos pequenos negócios no comércio exterior, devolvendo parte dos tributos pagos na cadeia produtiva de bens exportados.

O texto também prevê que a Receita Federal e a Secretaria de Comércio Exterior farão o monitoramento dos resultados obtidos com a aplicação da nova alíquota, avaliando o impacto econômico do benefício.

Acredita Exportação

Também foi publicada no DOU a lei que cria o Programa Acredita Exportação, com foco no fortalecimento das micro e pequenas empresas brasileiras no mercado externo. De acordo com o governo, a principal medida é a devolução de resíduos tributários acumulados na cadeia de produção de bens exportados por empresas optantes do Simples Nacional, além da aplicação de alíquotas diferenciadas no regime Reintegra, que permite a recuperação de tributos pagos na produção de produtos destinados à exportação.

A nova legislação também permite que empresas com pendências fiscais tenham até 90 dias para regularizar sua situação antes de serem excluídas do Simples. E também permite a variação de percentuais de reintegração de valores conforme o porte da empresa e tipo de bem, fortalecendo a competitividade dos pequenos negócios.

Outra mudança relevante está na suspensão de tributos como PIS/Pasep, Cofins e suas versões sobre importação, quando se tratar da aquisição de serviços diretamente relacionados à exportação dentro de regimes aduaneiros especiais.

 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Padrao Banner Site 1 1 - Silva Pinto Assessoria Contábil

2027 começa a ser decidido em 2026

É justamente nesse ponto que a transição começa a modificar também o trabalho dos profissionais da contabilidade. Durante anos, a escolha pelo Simples Nacional esteve fortemente relacionada a fatores como faturamento, atividade exercida, folha de salários e carga tributária. Com IBS

Ibs Cbs - Silva Pinto Assessoria Contábil

Simples terá duas possibilidades para IBS e CBS

A Resolução CGSN nº 190/2026 trouxe uma das decisões mais relevantes dessa transição para as pequenas empresas. A partir de 2027, o optante pelo Simples Nacional poderá permanecer no modelo em que IBS e CBS são recolhidos dentro da sistemática simplificada ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
IBS e CBS passam a incidir sobre locações e vendas…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Baixe nosso material

Baixe nosso material

A Reforma Tributária vai reter o caixa da sua indústria. Sua empresa está pronta?

A partir de 2026/2027, o Split Payment e o IVA Dual mudam radicalmente o faturamento, custos e capital de giro. Baixe nossos guias gratuitos e proteja seu fluxo financeiro: