PL que aumenta o limite do MEI para R$ 144 mil é aprovado pela Câmara

Compartilhe nas redes!

Atualmente o limite anual de faturamento é de R$ 81 mil. Porém, o texto aprovado pela CCJ aumenta o teto para R$ 144 mil

Nesta quarta-feira (31), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou em votação simbólica, um projeto que aumenta o limite de faturamento para empresários poderem se cadastrar como microempreendedores individuais (MEIs).

Atualmente o limite anual de faturamento é de R$ 81 mil. Porém, o texto aprovado pela CCJ aumenta o teto para R$ 144 mil. Após essa aprovação, a proposta segue para votação no plenário da Câmara.

O MEI (microempreendedor individual) foi criado em 2008 para favorecer o profissional que trabalha de maneira autônoma ou possui um pequeno negócio possa atuar como pequeno empreendedor.

Ao se formalizar como MEI, o trabalhador passa a ter direitos como se aposentar por exemplo, mas também deverá pagar os impostos vinculados ao segmento.

Também poderá fazer a contratação de um empregado somente, conforme a Lei do Microempreendedor Individual.

O texto já havia sido aprovado no Senado

Em agosto de 2021, o Senado já havia aprovado o projeto. O senador Jayme Campos (DEM-MT), em seu texto original, propôs que o limite passasse para R$ 130 mil. Porém, a CCJ da Câmara alterou o valor do teto para R$ 144 mil.

Como houve mudança por parte da CCJ da Câmara, e o plenário confirmando o valor de R$ 144 mil, o texto retornará ao Senado para uma nova análise.

A elevação do limite de empregados contratados para dois, foi mantido pela Câmara dos Deputados, desde que eles recebam, cada um, ao menos um salário mínimo ou o piso salarial da categoria profissional.

Na proposta aprovada na manhã desta quarta-feira, ficaram também previstas mudanças para microempresas, que terão seu limite também alterado, passando de R$ 360 mil para R$ 869,4 mil.

No caso de empresas de pequeno porte, o limite vai subir de R$ 4,8 milhões para R$ 8,6 milhões.

Fonte Jornal Contabil

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Padrao Banner Site 1 1 - Silva Pinto Assessoria Contábil

2027 começa a ser decidido em 2026

É justamente nesse ponto que a transição começa a modificar também o trabalho dos profissionais da contabilidade. Durante anos, a escolha pelo Simples Nacional esteve fortemente relacionada a fatores como faturamento, atividade exercida, folha de salários e carga tributária. Com IBS

Ibs Cbs - Silva Pinto Assessoria Contábil

Simples terá duas possibilidades para IBS e CBS

A Resolução CGSN nº 190/2026 trouxe uma das decisões mais relevantes dessa transição para as pequenas empresas. A partir de 2027, o optante pelo Simples Nacional poderá permanecer no modelo em que IBS e CBS são recolhidos dentro da sistemática simplificada ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Valor base do salário dos brasileiros será sem aumento real…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Baixe nosso material

Baixe nosso material

A Reforma Tributária vai reter o caixa da sua indústria. Sua empresa está pronta?

A partir de 2026/2027, o Split Payment e o IVA Dual mudam radicalmente o faturamento, custos e capital de giro. Baixe nossos guias gratuitos e proteja seu fluxo financeiro: