Simples Nacional: prorrogação de prazos às empresas afetadas pelo tarifaço dos EUA

Oip (3) - Silva Pinto Assessoria Contábil

Compartilhe nas redes!

Foi publicada no DOU de hoje, dia 03 de setembro, a Resolução CGSN nº 180.  A medida dispõe sobre a prorrogação de prazos para o recolhimento de tributos e parcelas mensais relativas aos parcelamentos administrados, no âmbito do Simples Nacional. Os alvos são as pessoas jurídicas afetadas por medidas unilaterais impostas pelos Estados Unidos da América.

Inclui microempresas e Empresas de Pequeno Porte, optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), incluindo os apurados no Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional (Simei).

Prazos para recolhimento de tributos

De acordo com a Resolução CGSN nº 180, ficam prorrogados os prazos para o recolhimento dos tributos apurados pelo Simples Nacional, inclusive parcelamentos, devidos pelas pessoas jurídicas de que trata o art. 2º, consoante a seguir exposto:

I – as datas de vencimento dos tributos apurados pelo Simples Nacional:

  1. a) com vencimento em setembro de 2025, para o dia 21 de novembro de 2025; e
  2. b) com vencimento em outubro de 2025, para o dia 22 de dezembro de 2025.

II – as datas de vencimento das parcelas mensais relativas aos parcelamentos administrados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional:

  1. a) com vencimento em setembro de 2025, para o último dia útil de novembro de 2025; e
  2. b) com vencimento em outubro de 2025, para o último dia útil de dezembro de 2025.

Todavia, não afasta a incidência de juros, na forma prevista na legislação de regência do parcelamento.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Padrao Banner Site 1 1 - Silva Pinto Assessoria Contábil

2027 começa a ser decidido em 2026

É justamente nesse ponto que a transição começa a modificar também o trabalho dos profissionais da contabilidade. Durante anos, a escolha pelo Simples Nacional esteve fortemente relacionada a fatores como faturamento, atividade exercida, folha de salários e carga tributária. Com IBS

Ibs Cbs - Silva Pinto Assessoria Contábil

Simples terá duas possibilidades para IBS e CBS

A Resolução CGSN nº 190/2026 trouxe uma das decisões mais relevantes dessa transição para as pequenas empresas. A partir de 2027, o optante pelo Simples Nacional poderá permanecer no modelo em que IBS e CBS são recolhidos dentro da sistemática simplificada ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A Receita Federal antecipou a conclusão do pagamento das restituições…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Baixe nosso material

Baixe nosso material

A Reforma Tributária vai reter o caixa da sua indústria. Sua empresa está pronta?

A partir de 2026/2027, o Split Payment e o IVA Dual mudam radicalmente o faturamento, custos e capital de giro. Baixe nossos guias gratuitos e proteja seu fluxo financeiro: